Especialidades Da Medicina: Conheça As Principais Áreas!

· 3 min read
Especialidades Da Medicina: Conheça As Principais Áreas!

Infectologia é o ramo da medicina que estuda as doenças infecciosas e parasitárias que podem ser causados por bactérias, fungos, vírus e demais micro-organismos. Imunização, orientação sobre antibióticos estão entre  os papéis deste profissional. Porém, tudo vai depender do caminho que você quer trilhar na sua carreira, a especialização que deseja escolher (dentre tantas disponíveis), por exemplo.

  • Especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento dos Transtornos Mentais e de Comportamento, atuando com a prevenção, diagnóstico, tratamento e a reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais.
  • Plataforma de telemedicina para coletar dados sobre exames como o eletrocardiograma e entregar resultados em minutos.
  • Especialidades médica responsável por estudar, diagnosticar e tratar moléstias que acometem o aparelho gastrointestinal, fígado e pâncreas.
  • Nas instituições acadêmicas, por exemplo, os recursos para trabalhar na investigação são maiores, e assim, facilitando a montagem de um esquema terapêutico adequado ao problema.


Também inclui subespecialidades que tratam particularmente de sistemas desses pacientes, que têm peculiaridades em relação aos adultos. Eles possuem conhecimentos gerais sobre o corpo humano, com foco em primeiros socorros e técnicas que preservam a vida do paciente após eventos graves, como trauma e acidentes. Basicamente, seu objetivo é prevenir e tratar doenças, colaborando para melhorar a qualidade de vida das populações em todo o mundo. Para chegar a um conhecimento aprofundado sobre a qualidade dos alimentos, os estudantes passam por um aprendizado diversificado, com noções de Medicina e Dietética.



Conheça As Melhores Faculdades De Publicidade Do Brasil


Outra diferença do psiquiatra para o psicólogo é que apenas o primeiro tem autorização para prescrever medicamentos para transtornos mentais. A Reprodução Assistida é o conjunto de técnicas médicas, como a inseminação artificial e a fertilização in vitro, que possibilitam a reprodução humana de maneira assistida. Psiquiatria forense é uma subespecialidade da psiquiatria, que lida com a interface entre lei e psiquiatria. Diz respeito à avaliação de uma pessoa do ponto de vista da saúde mental, visando constatar se a mesma pode ser responsabilizada, do ponto de vista penal, pelas consequências dos seus atos. O foco da pneumologia pediátrica é o cuidado das doenças respiratórias agudas e crônicas que afetam desde recém-nascidos até adolescentes. A Medicina fetal é uma especialidade que visa o acompanhamento detalhado de gestações através de aconselhamento genético, ultrassonografia e procedimentos invasivos, sempre visando o bem estar do binômio mãe-feto.


Como Se Preparar Para A Prova De Residência Médica?


Já o profissional especializado em Clínica Médica, além de diagnósticos e tratamentos, realiza o acompanhamento da evolução do paciente, podendo se subespecializar em diversas áreas da Medicina também. Dessa forma, é fundamental acompanhar a concorrência e conhecer o mercado de trabalho.  renata meirelles nutricionista  áreas bastante disputadas nas residências médicas e com poucas oportunidades no mercado, enquanto outras são menos visadas e contam com uma alta taxa de empregabilidade. Ou seja, o melhor é ficar de olho e acompanhar as oscilações do mercado, ainda que esse não deva ser um fator mais importante a ser analisado, em comparação às suas aptidões e às características de cada especialidade.

Conheça As 10 Áreas Da Medicina Mais Bem Pagas Do Mercado


E conquiste o mercado de trabalho estudando em uma das melhores universidades do Paraná. Vale esclarecer que os profissionais formados em Psicologia são habilitados para promover o tratamento psicoterápico, mas não podem prescrever medicamentos.  https://cutt.ly/R50sG0W  os psiquiatras atuam de maneira mais diretiva, fazem a avaliação e a intervenção química, mas não  conduzem sessões de terapia.